Programação


Dia 12/05
Manhã
- Profa. Dra. Vanice Sargentini (UFSCar-Labor)

Local: anfiteatro D

8h00 - 10h00 – Minicurso 02 - A construção discursiva sobre a sexualidade num paralelo entre Beauvoir e Foucault

Profa. Dra. Maria Regina Momesso (Unesp-Bauru/Gesteld)
- Doutorando Fausi dos Santos (Unesp-Bauru/Gesteld)

Local: anfiteatro E

                                                                                                                                       

10h30 - 12h00 – Conferência de abertura

- Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin (GEADA/Unesp-Araraquara)
- Prof. Dr. Nilton Milanez (Labedisco/UESB)

Lançamento do vídeo “AD com Michel Foucault: Episódio 01- Quem somos nós hoje?” 

- Prof. Doutorando. Maurício Neves Corrêa (GEADA/Unesp-Araraquara)


Local: anfiteatro A

Dia 12/05
Tarde
14 às 18h45

14h00 - 16h00 – Mesa-redonda 01

-Profa. Dra. Maria de Lourdes Paniago (UFG/Jataí/Teia)
Discurso e sexualidade: o apagamento do feminino em vídeos sobre masturbação
Tomando como embasamento a teoria proposta por Michel Foucault, especialmente a complexa relação que ele estabelece entre saber, poder e verdade, serão analisados vídeos que tratam do tema masturbação, em que a sexualidade feminina é apagada ou alvo de censura.

-Profa. Dra. Regina Momesso (Unesp-Bauru/Gesteld)
Discurso, educação e sexualidade 
Em que “verdades” estão ancorados os dispositivos da sexualidade na hodiernidade?. A sexualidade é dispositivo, objeto histórico constituído por um feixe de linhas (de enunciação, de subjetivação, de ruptura, etc.) em constante movimento que atravessa o indivíduo e a sociedade. Assim, reflete-se sobre os discursos e dispositivos que traduzem o que somos e aquilo que nos tornamos.


-Prof. Dr. Nilton Milanez (Labedisco/UESB)
Queria dizer que te amo: vídeos brasileiros de declaração de amor gay no youtube
A partir de 2012 pipocam no youtube postagens de declarações de amor , que chamarei em um primeiro momento, gay, revelando visualidades e audibilidades de amizade e afeto. Tomando a delimitação do campo desse tema no youtube vou discutir dois eixos. O primeiro diz respeito às condições de possibilidade das declarações de amor de meninos para meninos e meninas para meninas, como também a problematização das formas de distribuição desse conteúdo no youtube, aspecto do qual fazem parte o uso de ferramentas como a contagem das visualizações, a quantidade de ‘gostei’ e ‘não gostei’ e o período das postagens. Esses elementos indicam o espaço de visibilidade das práticas de si dos sujeitos que produzem e veiculam estes vídeos, demandando o exercício de compreensão de emergência dos discursos que produzirão. O segundo trata dos estratos sócio-históricos que aparecem da escavação dos ecos de memórias audiovisuais de nosso tempo. Sob esse aspecto, investigo como a reprodução de certos gestos corporais, usos icônicos e lingüísticos fazem parte de um campo associado para uma ordem do declarar-se em amor. Neste sentido, focalizo as materialidades discursivas da declaração de amor e pergunto-me quais são as camadas históricas que a compõem. Isso me leva buscar a compreender, nessa intrincada rede genealógica, as práticas de si que constituem o sujeito no desdobramento de uma confissão de si atrelado a um conjunto de rememorações audiovisuais ao dizer “eu te amo”. Este dizer verdadeiro parece fazer parte de um universo dado pela ordem dos procedimentos e estratégias históricas daquilo que se reconhece como amor, não apenas entre gays, mas a priori nas relações entre sujeitos sob hierarquizações e seleções tanto político-religiosas quanto afetivas em diferentes instâncias históricas.

-Profa. Dra. Ivânia dos Santos Neves (Gedai/UFPA)

Cidades comunicativas e o dispositivo sistema colonial na contemporaneidade
Os espaços urbanos se definem pela funcionalidade de seus territórios, a cidade, constituída por seus moradores, ressignifica estes espaços e lhes conferem novos e por vezes, paradoxais sentidos, afinal, a Avenida Paulista não foi concebida para receber a maior passeata gay da América Latina. Hoje, em meio a poderosos skylines e a grandes favelas, impõem-se as cidades contemporâneas, com seus processos de interação que transbordam em bytes nas redes sociais, mas também convivem com o ideal da cidade barroca produzido pela colonização europeia a partir do século XVI. O objetivo desta comunicação é pensar como, nesta cidade tão conectada de nossos dias, o dispositivo sistema colonial ganha novos contornos, mas insiste e m estabelecer na América Latina, sobretudo no Brasil, uma espécie de memória superior, fundamentada no eurocentrismo, no sexismo e no racismo.

Coordenação - Prof. Mestrando Ricardo Amaral (Labadisco/UESB/Fapesb)

Local: anfiteatro E

                                                                                                                                       


16h30 -16h45 Lançamento do vídeo  “A Chama da Língua – um videorequiem”,   
Coordenação: Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão - (USP/RP/E-L@DIS),

16h45 - 18h45 – Mesa-redonda 02

-Profa. Dra. Denise Witzel (Unicentro)
Vigiar e punir na atualidade de narrativas visuais
A obra fundamental e fundante do momento genealógico de Michel Foucault incita-nos a mobilizar o legado de suas reflexões acerca da fabricação do indivíduo e do controle dos corpos, tendo em conta as narrativas visuais que nos atingem (vigiam e punem) cotidianamente por meio das redes sociais. Nosso objetivo é, pois, discutir processos de subjetivação, correlacionando discursos midiáticos e práticas sociais, jogos de verdade e exercícios de poder, face às novas armadilhas das visualidades.

-Profa. Dra. Vanice Sargentini (UFSCar-Labor)
M. Foucault e os percursos metodológicos dos estudos do discurso: semiologia e dispositivos
O percurso analítico metodológico, presente nas reflexões dos estudos do Discurso, forma-se dos diálogos e das recusas estabelecidos entre estudiosos como Saussure, Althusser, Pêcheux, Foucault. As últimas três décadas, ao mesmo tempo em que exibiram a produtividade dos encontros e desencontros entre esses autores, lançaram luzes para que muitos conceitos fossem revistos e possibilitaram que novos trabalhos emergissem, reavaliando as passadas metodológicas. Nesta conferência, pretendo recensear algumas dessas passadas e avaliar como a noção de dispositivo, conforme proposta por M. Foucault, pode dar sustentação a um percurso metodológico na área dos estudos do discurso.

-Prof. Doutorando. Thiago Ferreira da Silva (GEADA/Unesp-Araraquara)
O caráter semiológico do pensamento do pensamento discursivo: olhar com Foucault 
Tendo em vista que é comum recorrer ao pensamento foucaultiano como justificativa para a proposta da adoção de diferentes projetos de semiologia no interior do campo da AD que se pratica hoje no Brasil, pretendemos, nessa fala, discutir algumas das partes da extensa obra de Foucault em que o autor demonstra explícita preocupação (e esboça métodos de análise) com materialidades que vão além da língua, com especial atenção para sua preocupação recorrente com o olhar. 


-Profa. Dra. Regina Baracuhy Leite (CIDADI/UFPB)
Práticas de Governamentalidade e Efeitos da Biopolítica em Festas Populares: o sujeito entre normalizações e resistências 

Sabemos que em nossa sociedade de controle (Deleuze, 2000), o sujeito vive cerceado por mecanismos institucionais que visam à sua normalização. O objetivo da minha exposição nesta mesa-redonda é discutir o governo de si e do outro (Foucault, 2003), através da análise de práticas de governamentalidade e dos efeitos da biopolítica em duas festas populares nordestinas: o São João e a festa de Nossa Senhora das Neves, a padroeira da cidade de João Pessoa, a fim de verificar as relações de saber-poder que regem a gestão do corpo social e investigar como o sujeito resiste a todo esse aparato governamental nos espaços de lazer em foco. 


Coordenação - Prof Mestrando Yuri Mello (GEADA/Unesp-Araraquara)

Local: anfiteatro E

                                                              
Dia 13/05
Manhã
8 às 12h30

8h00 - 10h00 – Apresentações de trabalho

Para abrir a programação clique aqui.

Local: anfiteatro A

                                                                                                                                       

10h30 - 12h30 – Mesa-redonda 03


-Profa. Dra. Marisa Gama-Khalil (GPEA/UFU)
A interpretação do espaço estético na perspectiva foucaultiana: sujeitos, objetos e heterotopias


Numa mesa que tratará dos conceitos e objetos da Análise do Discurso, pretende-se abordar como essa linha teórica pode contribuir para os estudos do discurso estético, tomando-se especialmente o caso da pintura e da literatura. O centro da discussão será a teoria do filósofo francês Michel Foucault sobre o espaço, por intermédio das noções de heterotopia, utopia e atopia, as quais serão a base para a interpretação de algumas pinturas de Leonardo da Vinci, Velázquez, Picasso e Magritte; e do conto “Coisas” de José Saramago.

-Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior (UFG)
O dispositivo de poder e autoria no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Ancorados no pensamento de Michel Foucault sobre o conceito de dispositivos de poder, nosso trabalho problematiza o funcionamento da autoria no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, considerado por Norma Telles como primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e o primeiro a explorar a temática abolicionista no contexto maranhense do século XIX. Ao publicar a primeira edição dessa obra, a escritora adotou o uso do pseudônimo “Uma maranhense” como assinatura do romance, “obedecendo” regras historicamente construídas pelas práticas discursivas vigentes naquela formação histórica. Os pressupostos foucaultianos nos auxiliarão na análise do prólogo desse romance, a partir do qual se vislumbra uma posição-autor que, mesmo não assinando o próprio nome no livro, explicita as condições históricas e sociais a que estavam submetidas as mulheres (escritoras) do século XIX.

-Profa. Dra. Roselene de Fatima Coito (UEM/Gepleiadi)
A não-afirmação na composição das imagens em O cântico dos cânticos, de Angela Lago? 

No livro “Isto não é um cachimbo”, o filósofo Michel Foucault propõe, entre outras coisas, olhar para a tela de Magritte como aquele que joga com a semelhança e a similitude. Partindo desta reflexão proposta por Foucault, objetiva-se nesta comunicação discutir a composição das imagens do livro infantil de Angela Lago, O cântico dos cânticos, como efeitos de sentido produzidos, pois que este livro-imagem trata da história de um (des)encontro amoroso.


-Profa. Dra. Luzmara Curcino (LIRE/UFSCar)
Políticos e suas práticas de leitura: uma análise de representações discursivas dos leitores brasileiros
Por meio da análise de um heterogêneo conjunto de textos (oriundos da mídia tradicional impressa e virtual, blogs institucionais ou individuais etc.), mas cujo objetivo comum é construir a imagem de líderes políticos explorando suas representações como leitores, refletiremos sobre o funcionamento peculiar de discursos sobre a leitura no âmbito da política, subsidiados teoricamente pela Análise de Discurso de linha francesa e pela História Cultural da leitura.
Coordenador: Prof. Mestrando Vilmar Prata (Labedisco/UESB/Fapesb)

Local: anfiteatro A

Dia 13/05
Tarde
14h30 às 19:30h

14h30 - 16h30 – Minicurso 03 - A ilustração do livro infantil no movimento da função-autor

-Profa. Dra. Roselene de Fátima Coito (UEM)

Local: anfiteatro D

14h30 - 16h30 – Minicurso 04 - Foucault e Educação

-Profa. Dra. Maria de Lourdes Paniago (UFG/Jataí/Teia)

Local: anfiteatro E 

                                                                                                                                      

17h00 - 19h00 – Apresentações de trabalho

Para abrir a programação clique aqui.

Local: anfiteatro A

                                                                                                                                       

19h00 – Plenária de encerramento: balanço e perspectivas do evento

-Profa. Dra. Maria do Rosário Gregolin - (GEADA/Unesp-Araraquara)
-Prof. Dr. Antônio Fernandes Júnior (UFG)
-Profa. Dra. Denise Witzel (Unicentro)
-Profa. Dra. Ivânia Neves Corrêa (Gedai/UFPA)
-Profa. Dra. Luzmara Curcino (LIRE/UFSCar)
-Profa. Dra. Maria de Lourdes Paniago (UFG/Jataí/Teia)
-Profa. Dra. Marisa Gama-Khalil (GPEA/UFU)
-Prof. Dr. Nilton Milanez (Labedisco/UESB)
-Profa. Dra. Regina Baracuhy Leite (CIDADI/UFPB)
-Profa. Dra. Regina Momesso (Unesp-Bauru/Gesteld)
-Profa. Dra. Roselene de Fatima Coito (UEM/Gepleiadi)
-Profa. Dra. Vanice Sargentini (UFSCar-Labor)


Mestre de cerimônia: Gabriela G. Jeronimo 
(GEADA/Unesp-Araraquara)

Local: anfiteatro A